O EXEMPLO

Lamentos sobre a corrupção brasileira, sobre o comportamento dos políticos, sobre o assalto de maus feitores aos cofres públicos, sobre os privilégios dos agentes do Estado, sobre a parcialidade do Judiciário, sobre a perdulariedade dos governos, sobre como o Estado sufoca a sociedade… é voz corrente em todas as rodas de conversas entre pessoas de bem e com bom grau de compreensão da realidade.

Lamentos e mais lamentos…

Lamentos esperando por mudanças… Mas mudanças no comportamento social não acontecem milagrosamente.

Como o filho imita o pai, como o aprendiz imita o mestre, é como as pessoas fazem. Basta exemplos para seguir.

O estacionar na vaga de idoso, o passar no sinal vermelho, o furar a fila, os pequenos delitos, são exemplos para os mais próximos que, um dia, irão repetir… seus exemplos.

Lutar contra o preconceito não se opera com armas contra os preconceituosos. Lutar contra o preconceito é tratar a todos iguais, é dar o exemplo para que outros sigam e, assim, o preconceito seja eliminado.

Não se obtém igualdade de direitos criando cotas, exigindo participação de pessoas por conta de sua cor de pele, de sua origem religiosa ou por conta de sua preferência sexual. A igualdade de direitos se opera tratando a todos iguais porque somos todos seres humanos. Porque viemos ao mundo da mesma forma, porque partiremos do mundo da mesma forma, e tratando a todos iguais não haverá desigualdades de direitos.

É um erro comum interpretar que a luta contra vícios se faz com o uso da força.

Nada mais impactante que o exemplo. Tomemos Jesus e Buda (Siddhartha Gautama) como exemplos. Viu? Exemplos! Apenas com palavras e ações impactaram a humanidade e mudaram o mundo.

Apenas para ilustração, Buddha significa “desperto” e é um título dado àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal descoberta aos demais seres. Ou seja, é um título outorgado a quem é um exemplo.

Se o mundo foi mudado com e por exemplos, por que não mudar um país com exemplos?

Seja um exemplo!

Vamos devolver o Poder ao Povo!

3 pensou em “O EXEMPLO

  1. Concordo com certeza, mas difícil é encontrar um exemplo nos dias de hoje. Feliz de quem possue um alicerce familiar para seguir é assim criar seus valores.

  2. Perfeito!!
    Nosso país já está mudando, vamos continuar essa mudança sendo exemplo de alegria, respeito, decência, trabalho, força, compaixão, amor ( e todas as outras qualidades que acharmos necessárias a essa evolução) !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *