DIREITO À MANIFESTAÇÃO PÚBLICA

Outro dia estava a trabalho em Nova York e presenciei uma greve na construção civil. Havia um cercado que ocupava metade da calçada e todos os manifestantes estavam dentro do cercado ostentando suas placas com suas reclamações. A cidade seguia seu rumo diário. O trânsito não era atrapalhado pela manifestação e nem sequer os transeuntes eram impedidos de caminhar pelas calçadas.

O manifestantes não precisavam e sequer poderiam atrapalhar a vida das outras pessoas, porque liberdade é um bem tão importante que se limita ao ponto no qual se pode adentrar à liberdade do outro. É o bem maior propugnado pela Constituição Norte-Americana.

E aqui no Brasil? É uma bagunça! Procura-se obter atenção da sociedade atrapalhando-a e não colocando argumentos para que a sociedade fique ao lado dos manifestantes.

Quer obter algum benefício? Exigir algum direito? Externar teu pensamento? Reúna-se em um local público, tendo a autoridade sido informada, e exerça teu direito à manifestação de pensamento e atrapalhe a vida do outro. Afinal, atrapalhando a vida do outro é que a sociedade vai ficar do teu lado, apenas para que pare de atrapalhá-la.

É assim no Brasil.

Contudo, não é assim que deveria ser.

A Constituição Federal em seu artigo 5º diz que todos podem se reunir pacificamente em locais públicos e é livre a manifestação de pensamento. Mas onde está escrito que você pode atrapalhar a vida dos outros? Parar uma avenida? Interromper uma rodovia? Desde quando uma via pública é um local público para manifestação? Um parque, uma praça ou um terreno baldio pertencente à municipalidade deveria ser entendido como local adequado para uma manifestação. Até uma meia-calçada, como vi em Nova York, desde que sem atrapalhar a vida dos outros.

Liberdade é um bem extremamente valioso. Deveria ser a virtude basilar de qualquer sociedade, principalmente daquelas que querem ser democráticas. E, como aprendemos com nossos pais, a liberdade de um termina quando começa a liberdade do outro. Isso significa respeito ao próximo!

É isso que tem sido praticado pelos governos estaduais e municipais do país? Não! PT, PSDB, PMDB, entre outros são partidos que nunca defenderam os interesses do povo trabalhador que deseja efetivamente produzir.

Direito à manifestação deve ser defendido e exercido com responsabilidade e respeito. A começar pelas autoridades públicas! Mas as autoridades tem permitido arroaças e bagunças generalizadas. Autoridades sem compromissos com o país!

Está na hora de mudarmos a forma de governar o Brasil.

Vamos devolver o Poder ao Povo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *