IGUALDADE

Igualdade é uma das palavras mais bonitas de nosso dicionário. Reflete uma origem divina que todos temos e, portanto, faz a todos nós iguais.

Mas o que é ser igual se todos somos, reconhecidamente, diferentes?

Todos temos o direito de escolher nosso futuro. É o livre arbítrio. Por isso podemos tomar rumos distintos, pensando individualmente. Temos o mesmo direito de escolher nossos passos. Portanto somos iguais.

Ser igual é saber que há uma essência comum. Todos nascemos da mesma forma e um dia morreremos. Somos iguais.

A igualdade é uma característica essencial a todo ser humano. Preservar a essência é tarefa humana.

Mas ao longo da história muitos quiseram ser mais que outros. Povos dominantes, povos dominados. A imposição da forma de pensamento é um contra senso à essência da igualdade.

A Revolução Francesa trouxe à tona, da forma mais gritante, a necessidade de reconhecimento do princípio da igualdade. Desde então esse princípio participa de discursos políticos, mas não se lhes torna cúmplice porque os políticos se afastam desse princípio logo que chegam ao poder.

Desde 1500 os habitantes das terras, hoje brasileiras, se esmeram em buscar estar ao lado do Poder para usufruir dele. Alguns como executores de ações governamentais com altas remunerações, os amigos do rei, e outros como empregados regulares, recebendo sua paga trabalhando ou não.

Esse desejo desenfreado de usurpar o tesouro, de ser o amigo do rei, de estar dependente do Estado, faz a todos desiguais. É o caminho errado.

Qual o motivo de eliminar o princípio da igualdade e fazer dos membros do setor privado, aqueles que geram progresso, empregos e riquezas, cidadãos de segunda classe? Por que suas aposentadorias não podem ser iguais às do setor público?

Não faz sentido um país como o Brasil ter um deficit atuarial de R$ 1 trilhão pagando aos aposentados do setor público aposentadorias plenas, iguais aos salários que recebiam na ativa, e aos membros do setor privado míseros múltiplos do salário mínimo.

Se o Brasil quer ser um país civilizado é necessário entregar o poder ao povo e tornar a todos iguais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *