O ESPÍRITO INCONFIDENTE NÃO MORREU

Hoje, 21.04.15, comemora-se aniversário da Inconfidência Mineira, um movimento patriótico e libertário que ocorreu no Brasil, nas Minas Gerais, tendo sido abortado pela Coroa Portuguesa em 1789.

Queriam os inconfidentes a separação do Brasil de Portugal, mas acima de tudo desejavam implementar os ideais de LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.

Na mesma época movimentos libertários consagravam-se em outros países como a Revolução Francesa (1789) e a Guerra da Independência dos EUA (1783).

A proposta dos Inconfidentes não se resumia à separação do Brasil de Portugal, sendo que a derrama seria a ferramenta utilizada para mover o povo contra a Coroa. A proposta dos Inconfidentes era criar um país com os ideais da Liberdade que se traduzia pela liberdade individual, pela liberdade econômica, pela Liberdade como principal virtude de ambasamento da nação.

Os norte-americamos conseguiram implantar a sociedade tão sonhada pelos Inconfidentes tendo a Liberdade como pedra fundamental de sustentação da sociedade.

Os franceses alternaram-se entre as virtudes da Liberdade e da Igualdade criando uma sociedade instável e cheia de batalhas, já que apenas a Liberdade pode desaguar na Igualdade e não o contrário. Forçar a Igualdade é um ato explícito contra a Liberdade.

O Brasil, por sua vez, ainda não saiu da sombra. Ainda hoje o Brasil carrega um grande fardo sobre seus ombros, alternando grupos no poder que impõe privilégios a si próprios, aumentando o peso nos ombros da sociedade.

Ao bradar por Igualdade, ao reclamar por compensações históricas, vários grupos apenas crescem o peso nos ombros da sociedade, que ainda não conquistou sua Liberdade, sua capacidade de decidir pelo seu destino.

A Liberdade para empreender é sufocada pela burocracia. A Liberdade individual é sufocada pelos poderosos grupos instalados no Poder.

O desejo de uma Pátria Livre, com Liberdade acima de tudo, não sai da cabeça dos brasileiros que saem às ruas, lamentam a situação do país, se certificam de que os políticos agem em causa própria, sem projeto de país, mas apenas com projetos de Poder.

O espírito Inconfidente não morreu. Todo rio encontra seu trajeto e deságua no mar. O dia desejado pelos Inconfidentes, um dia chegará, e o Brasil verá a Luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *